Olá a todas! Esperam estejam bem.
Parece-me que vamos então falar em Português...
Bem, naõ sei se é do conhecimento de todas, mas na passada 5ª feira, por sugestão e muito bem, da nossa Magnólia, estive numa formação ou seja mais exactamente numa sessão de esclarecimento, sobre a Gripe "A".
Foi de facto muito positivo pois serviu essencialmente para desmitificar este "Pânico" que se vive actualmente.
Devemos estar realmente bem informados mas sem termos de passar primeiro pelo "pressing" dos media, realçando mais um caso e outro...e outro...sem passar pela publicidade exagerada dos produtos á venda agora para evitar a gripe, como os kits com máscaras (que só realmente quem está doente deve usar), os liquidos para lavar e desinfectar as mãos, os toalhetes, etc...e que não deixam de ser uns kits de primeiros socorros que se calhar todos deveríamos ter em nossas casas e no nosso trabalho e sem passar ainda pela oferta do "Tamiflu" (que até pode ser falso...) e que só deve ser tomado com a indicação confirmada do médico que acompanha o caso...
Enfim, primeiro que cheguemos á verdadeira informação estamos quase doentes...
Devemos sim ajudar-nos uns aos outros não esqucendo o perigo mas estando conscientes de que se seguirmos as regras básicas de higiene e tomarmos as medidas certas, estaremos a contibuir para evitar a doença. Não podemos esquecer-nos de que por ano morrem 1000 pessoas de gripe sazonal...Um simples espirro não pode ser encarado como um sintoma de gripe A...
Deixo-vos aqui alguma informação que recolhi e que achei muito interessante:
A comida não tem virus
Os idosos não são grupos de risco
As grávidas e as crianças são os grupos de risco e em relação às crianças, nada se pode fazer...pois para além de pequenos em altura, estão constantemente em contacto com materiais de borracha (condutor do virus) e com grande probabilidade de obter sujidade pelas suas brincadeiras no chão, etc.
O virus em contacto com a água morre!
A febre muito alta é o sintoma mais evidente da gripe A.
Se suspeitar que pode ser alvo de gripe A, contacte o sáude 24 e nunca o centro de saúde.
E para não vos maçar mais por agora com esta questão, vou enviar-vos depois por mail, informação do Ministério da Saúde em relação às questões legais caso surja um caso efectivo de gripe A.
Também deverá ser feito um plano de contingência a nível de empresa que farei brevemente em conjunto com a Direcção e vos será dado conhecimento.
MUITA SAÚDE!
A Rosa.